Erasmus +

Através dos projetos Erasmus + pretende-se operacionalizar o preceituado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Europeu, pelo que as ações KA1, KA2 e eTwinning têm sido fundamentais.

  • Projetos KA1

Formação de alunos do ensino profissional (KA1 - Learning Mobility of Individuals / VET learner and staff mobility) - 2015/16
Formação de Staff (KA1 - Learning Mobility of Individuals / School Education) - 2015/17 & 2018 & 2019

  • Projetos KA2

ESC, a global challenge - contrato nº 2014-1-PT01-KA201-000882


eHand - contrato nº 2016-I-IT02-KA219-024518_7


GameLet

Gamified, media-based training of Reading Fluency - contrato nº VG-IN-BW-18-36-047464 - 2018/2021

O Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, em colaboração com a Universidade do Minho, é parceiro num novo projeto de pesquisa intitulado “Gamified, media-based training of Reading Fluency "- (GameLet). O projeto irá explorar as tecnologias educacionais e metodologias pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento das competências de literacia dos alunos, bem como promover o multilinguismo e as competências de utilização dos elementos multimédia.

Tanto os elementos multimédia como a preparação das aulas onde estes vão ser integrados serão testados em vários ciclos de desenvolvimento nas turmas dos países participantes, de modo a otimizá-los. O projeto visa também uma melhor utilização das TIC no setor escolar. Para tal, os elementos multimédia serão integrados numa plataforma de aprendizagem que será acessível a um público amplo.

O projeto GameLet é financiado pelo programa Erasmus + e será implementado pela Universidade de Educação Weingarten (coordenador) e Rhine Waal Universidade de Ciências Aplicadas, ambas na Alemanha, a Universidade do Minho, em Portugal, o Ministério da Educação e Cultura da República de Chipre e a Universidade Aberta de Chipre.

Em Portugal o projeto será aplicado no Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (professora coordenadora - Rosa Maria Carvalho, que trabalhará em conjunto com os professores: Ana Maria Teixeira, José Medeiros e José Braga). Esta equipa irá envolver-se nos processos de aprendizagem GameLet para implementar e avaliar métodos de ensino inovadores, tais como o teatro de leitores multilingues e as tecnologias de jogo.

A equipa de investigação da Universidade do Minho é liderada pelas Professoras Cristina Sylla e Iolanda Ribeiro.

A primeira reunião do projeto GameLet, após a sua aprovação, realizou-se entre 4 e7 de outubro de 2018,na UM, em Braga.

A duração do projeto é de 3 anos (01.09.2018 -31.08.2021)

Ano 1 - Dado o desenvolvimento tecnológico ter que ser feito previamente, durante o primeiro ano a cooperação com as escolas será limitada a testes pontuais com pequenos grupos de alunos ds 6º e 7º anos. Estes testes serão realizados pela equipa do projeto em conjunto com os professores de inglês e Português envolvidos no projeto.

Ano 2 - Durante o segundo ano, o estudo deverá envolver uma a duas turmas. Estão previstos vários ciclos de avaliação, que terão lugar cerca de 4-5 vezes em 3 a 5 datas a realizar ao longo do ano letivo. Neste contexto iriamos também entrevistar os professores e os alunos.

Ano 3 - No primeiro semestre do 3º ano haverá provavelmente 1 a 2 ciclos de avaliação.